quarta-feira, 30 de maio de 2012

Futsal Nacional

Formato do Campeonato Nacional

No panorama nacional temos um campeonato de catorze equipas na qual se defrontam em duas voltas
perfazendo 26 jornadas .

Formato

Play - Off - Apuramento de Campeão

Os jogos de playoff, apuramento campeão  que só as primeiras sete equipas irão discutir esta fase.

Play - Out - Permanência

Quanto aos últimos sete classificados irão discutir a permanência na divisão principal do futsal nacional.

Futsal em Portugal

O interesse por esta modalidade vai para além dos clubes, cada vez mais as cidades têem um papel importantissimo na divulgação deste desporto e quer em criar as condições necessarias para a sua prática.
Os clubes nacionais de refêrencia no nosso pais, tais como o Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de PortugalSporting Clube de Braga entre outros têm levado o bem nome do futsal naciona além fronteiras ora vejamos nos ultimos cinco anos temos estado presentes em todas as fases finais da Uefa Futsal Cup inclusive na epoca 2009/2010 o Sport Lisboa e Benfica sagrou-se Campeão Europeu.

  
                               FESTA  DO CAMPEÃO EUROPEU DE FUTSAL EM 2009 - 2010

No passado mês de Abril a equipa do Sporting Clube de Portugal disputou em espanha a fase final da competição  europeia, juntamente com a equipa vencedora F. C. Barcelona, a equipa Ilatiana da Marca Futsal e por fim a equipa Russa do FC. Dinamo de Moscow

Taça UEFA Futsal - Vencedores

2010/11 - Montesilvano
2009/10 - Benfica
2008/09 -  Interviú
2007/08 - Ekaterinburg
2006/07 - Dinamo Moskva
2005/06 - Interviú


Selecção Portuguesa de Futsal


O futsal em Portugal remonta aos finais da década de 1980, tendo a Liga nacional – com formato de taça a eliminar nas primeiras duas temporadas – arrancado em 1990/91. A selecção portuguesa estreou-se em Fevereiro de 1987, num torneio organizado pela FIFA e realizado na cidade espanhola da Corunha. Perdeu com a Espanha na estreia, mas derrotou os Estados Unidos da América entre os quatro jogos realizados. Contudo, só chegou à fase final de grandes competições em 1999, no Campeonato da Europa, prova na qual empatou com a Bélgica e com a Itália e perdeu diante daquela que viria a ser a campeã europeia, a Rússia.
O seu momento mais alto chegou no ano seguinte, quando, sob as ordens do novo seleccionador, Orlando Duarte, atingiu as meias-finais do Mundial realizado na Guatemala, onde perdeu por 8-0 com o Brasil, mas venceu a Rússia por 4-2 e conquistou assim a medalha de bronze. Orlando Duarte continuou em funções e levou os lusitanos à segunda fase de grupos dos Mundiais de 2004 e 2008 e às meias-finais do Europeu de 2007, cuja fase final decorreu na região do Porto. No entanto, o melhor resultado veio com o UEFA Futsal EURO 2010, onde chegou à final, perdida por 4-2 frente à Espanha, num encontro bastante equilibrado. Esse seria também o derradeiro encontro de Orlando Duarte como seleccionador.


Selecção Portuguesa de Futsal

Atualmente Jorge Braz é o  Selecionador nacional assumiu o comando técnico da equipa das quinas após a siada de Orlando Duarte, iniciando a carreira de treinador na Universidade do Minho que o levou até um dos mais tradicionais clubes da modalidade em Portugal, a Fundação Jorge Antunes, que conduziu ao terceiro lugar na Liga portuguesa. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aproveitou as suas qualidades enquanto treinador em 2006 e contratou-o para trabalhar com a selecção principal, tendo ajudado a conseguir o apuramento para a fase final do Mundial de 2008 e de dois Campeonatos da Europa, em 2007 e 2010, que Portugal concluiu no quarto e segundo lugares, respectivamente. Após ter sucedido a Orlando Duarte, apurou Portugal para a fase final do UEFA Futsal EURO 2012 que foram eliminados após a fase de Grupos

Nenhum comentário:

Postar um comentário