quarta-feira, 30 de maio de 2012

Futsal - Sistemas Tácticos

O termo sistema táctico é utilizado para descrever o posicionamento dos jogadores no terreno de jogo de acordo com a função exercida por cada um. Este posicionamento táctico está intimamente relacionado às acções dos adversários. É importante lembrar que a dinâmica do futsal é muito complexa e a troca de funções entre os jogadores é constante, pela exigência das intensas movimentações. As equipas costumam modificar o seu sistema táctico dentro da mesma partida, dada a possível ineficácia do seu sistema perante ao sistema utilizado pelo adversário.
 
Existem vários sistemas tácticos:
Sistema 2x2

Sistema pioneiro, surgiu na década de 1950 e que se caracteriza pelo posicionamento de dois jogadores no meio campo defensiva e de outros dois no meio campo ofensivo. É um sistema muito simples e que exige pouca movimentação dos jogadores. Os dois jogadores de trás são responsáveis pela defesa enquanto os dois da frente, pelo ataque. Ocorrem poucas trocas de posições, e consequentemente, de funções. É um sistema mais estático em relação aos outros. Segundo Souza (1999), este sistema é mais utilizado em menores faixas etárias, porcausa do baixo nível de complexidade e facilidade de execução. Mas equipas de alto nível também o utilizam em determinados momentos de um jogo.

Sistema 3x1

O sistema 3x1 é responsável pela nomenclatura das posições adoptadas no futsal. Além do guarda-redes temos o fixo, os alas (direito e esquerdo) e o pivot. É um sistema de movimentações bem mais complexas que o anterior.
O pivot tenta "despistar" ou "tomar a frente" do seu marcador para receber a bola de seus companheiros no meio campo ofensivo. Os alas e o fixo realizam movimentações para criarem espaços onde a bola possa ser lançada ao pivot, que joga de costas para a baliza adversária e, por isso, tenta dominar e preparar a bola para o seu companheiro ou, dependendo da situação, rodar em cima de seu marcador para finalizar. Esta movimentação realizada pelo fixo e pelos dois alas é denominada pelo termo brasileiro "rodízio". Com o "rodízio" uma equipa mantem a posse de bola até ao momento ideal de passá-la ao pivot ou finalizar.

Cada posição tem as suas funções:

Fixo: Último homem da defesa. Responsável pela proteção da baliza e
organização das jogadas.
Alas: São elos de ligação entre a defesa e o ataque (organização), auxiliares do fixo na contenção do ataque adversário e do pivot nas finalizações.
Pivot: Ponto de referência das jogadas ofensivas. Responsável pelas assistências aos companheiros, por finalizações de golo e pela flutuação central na marcação, fechando o meio do campo e impedindo o lançamento para o pivot adversário.
Este sistema apresenta constantes movimentações, trocas de posições e funções, principalmente por parte dos três organizadores: o fixo e os dois alas. O pivot, por sua vez, apresenta uma função mais definida, ficando quase sempre no meio campo ofensivo e, portanto, fora destas trocas, ou melhor, do "rodízio".

Sistema 4x0

Sistema criado pelas equipas europeias, principalmente as espanholas. É o sistema mais complexo que existe, porém assemelha-se muito ao sistema 3x1. A diferença mais significativa é que o pivot também entra no "rodízio". Isto faz com que os jogadores se revejam no exercício das funções de acordo com a situação do jogo e do seu posicionamento em campo. Havendo sempre um fixo, dois alas e um pivot, porém eles alternam em virtude do "rodízio". É um sistema onde as trocas de funções são tão constantes quanto as movimentações, criando e preenchendo os espaços vazios e, assim, dificultando a marcação da equipa adversária.

Em baixo apresentamos um vídeo com os sistemas tácticos mais usuais (3x1 e 2x2) e algumas formas de trabalhar esses sistemas nos treinos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário